-
-
Postado
-
Eduardo Correa

O que é a ansiedade?
A ansiedade é uma reação normal ao perigo, uma resposta automática de luta ou fuga do corpo que é acionado quando você se sente ameaçado, sob pressão ou quando está enfrentando um desafio, como uma entrevista de emprego, exame ou primeiro encontro. Com moderação, a ansiedade não é necessariamente uma coisa ruim. Pode ajudá-lo a permanecer alerta e focado, estimulá-lo a agir e motivá-lo a resolver problemas, mas quando a ansiedade é constante ou avassaladora, quando preocupações e medos interferem em seus relacionamentos e na vida diária, você provavelmente já cruzou a linha da ansiedade em um nível normal para o território do transtorno de ansiedade.
Como ansiedade e os transtornos de ansiedade são um grupo de condições relacionadas e não um único transtorno, os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Um indivíduo pode sofrer de ansiedade intensa e ataques que surgem sem aviso, enquanto outro entra em pânico com a ideia de se misturar numa festa. Outra pessoa pode lutar contra um medo incapacitante de dirigir. Ainda outro pode viver num estado constante de tensão, preocupando-se com qualquer coisa ou tudo. Apesar das suas diferentes formas, todos os transtornos de ansiedade provocam um medo intenso ou preocupação desproporcional à situação em questão.
Embora ter um transtorno de ansiedade possa ser incapacitante, impedindo-o de viver a vida que quiser, é importante saber que você não está sozinho. Os transtornos de ansiedade estão entre os mais comuns problemas de saúde mental e são altamente tratáveis. Depois de entender o seu transtorno de ansiedade, existem etapas que você pode seguir para reduzir os sintomas e recuperar o controle de sua vida.
O que é ansiedade de alto funcionamento?
“Ansiedade de alto funcionamento” é um termo que você pode ter encontrado online. Não é um diagnóstico clínico, mas às vezes é usado para descrever uma pessoa que consegue lidar com as demandas da vida diária apesar de ter ansiedade. Exteriormente, eles podem parecer imperturbáveis, mas por trás de seu comportamento calmo, eles são atormentados por pensamentos ansiosos e negativos. Se você tem ansiedade de alto funcionamento, pode parecer proativo, extrovertido, organizado e orientado para a realização. Você pode até parecer um aluno perfeccionista ou funcionário modelo. No entanto, a sua ansiedade subjacente ainda pode ter consequências para a saúde, incluindo irritabilidade, insônia e tensão muscular. Pessoas diferentes experimentam sintomas de ansiedade de maneiras diferentes. É importante lembrar que algumas pessoas estão lidando com lutas que nem sempre são aparentes.
Eu tenho um transtorno de ansiedade?
Se você se identificar com algum dos sete sinais e sintomas a seguir e eles simplesmente não desaparecerem longe, você pode estar sofrendo de um transtorno de ansiedade:
- Você está constantemente tenso, preocupado ou nervoso?
- A sua ansiedade interfere no seu trabalho, escola ou responsabilidades familiares?
- Você é atormentado por medos que sabe serem irracionais, mas não consegue se livrar?
- Você acredita que algo ruim vai acontecer se certas coisas não forem feitas de uma determinada maneira?
- Você evita situações ou atividades cotidianas porque lhe causam ansiedade?
- Você tem ataques repentinos e inesperados de pânico de tirar o fôlego?
- Você sente que o perigo e a catástrofe estão em cada esquina?
Sinais e sintomas de transtornos de ansiedade
Além do sintoma primário de medo e preocupação excessivos e irracionais, outros sintomas emocionais comuns incluem:
- Sentimentos de apreensão ou pavor.
- Observando sinais de perigo.
- Antecipando o pior.
- Problemas para se concentrar.
- Sentindo-se tenso e nervoso.
- Irritabilidade.
- Sentindo que sua mente ficou em branco.
Mas a ansiedade é mais do que apenas um sentimento. Como produto da resposta de luta ou fuga do corpo, também envolve uma ampla gama de sintomas físicos, incluindo:
- Coração batendo acelerado.
- Suando.
- Dores de cabeça.
- Dor de estômago.
- Tontura.
- Micção frequente ou diarréia.
- Falta de ar.
- Tensão muscular ou espasmos.
- Constante agitação ou surgimento de tremores.
- Insônia.
Devido a esses sintomas físicos, quem sofre de ansiedade muitas vezes confunde seu transtorno com uma doença médica. A pessoa pode visitar muitos médicos e fazer inúmeras viagens ao hospital antes que seu transtorno de ansiedade seja finalmente reconhecido.
A ligação entre sintomas de ansiedade e depressão
Muitas pessoas com transtornos de ansiedade também sofrem de depressão em algum momento. Ansiedade e a depressão resultam da mesma vulnerabilidade biológica, o que pode explicar porque eles tantas vezes andam de mãos dadas. Como a depressão piora a ansiedade (e vice-versa), é importante procurar tratamento para ambas as condições.
